SulOffice.pt

Castro Marim aguarda por novo posto da GNR

O Ministro da Administração Interna, Luís Neves, e o Secretário de Estado, Telmo Correia, visitaram na manhã de terça-feira, dia 23 de junho, o concelho de Castro Marim, onde ficaram a conhecer as instalações da Guarda Nacional Republicana e as suas necessidades.

A manhã teve início com uma receção que decorreu no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com a Presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, a apresentar a proposta da construção de um novo posto da Guarda Nacional Republicana, em terreno municipal, uma vez que as atuais instalações representam vários constrangimentos.

Depois de muitas tentativas no passado, esta foi a primeira vez que a tutela, na pessoa do senhor Ministro da Administração Interna, atenta e, no caso, visita o concelho de Castro Marim, que há décadas aguarda a construção de um novo posto da Guarda Nacional Republicana, uma das bandeiras mais defendidas pelo executivo da Câmara Municipal.

Ao longo dos últimos anos, o Município de Castro Marim tem reforçado junto do Ministério da Administração Interna a necessidade de um novo edifício para as forças de segurança, dado que as atuais instalações não reúnem já as condições necessárias para a refuncionalização do espaço.

A localização para um futuro posto apresenta-se mais vantajosa, assegurando uma maior centralidade territorial, oferecendo também melhores condições de trabalho e contribuindo para a atratividade da profissão.

O atual espaço não foi construído para tal, uma vez que é um edifício onde chove, não há condições higieno-sanitárias, nem tão pouco as condições de privacidade, segurança e proteção de dados requeridas no exercício das funções da Guarda Nacional Republicana.

A Câmara Municipal de Castro Marim congratula o Ministro da Administração Interna pelo facto de, para além de responder ao apelo da necessidade de uma intervenção no posto da Guarda Nacional Republicana, ter marcado presença numa reunião no próprio local, acompanhado do Secretário de Estado.

“Aguardamos com expectativa o início de um processo que já deveria ter acontecido há muitos anos, mas que começa da forma mais nobre com a presença do senhor Ministro e do secretário geral do Ministério da Administração Interna, e que acreditamos que foram dirimidas dúvidas e construídas novas consciências sobre a intervenção e a importância estratégica deste posto de Castro Marim, numa vila que historicamente e centenariamente sempre foi linha de defesa de fronteira, onde nunca se projetou um novo investimento a pensar num novo posicionamento do território no desenvolvimento da região”, referiu a presidente do Município, Filomena Sintra.

A visita terminou na Ponte Internacional do Guadiana, nas instalações do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Castro Marim e Ayamonte, que contou ainda com a presença do alcalde de Ayamonte, Alberto Fernández.

 

Créditos da imagem: CM Castro Marim

 

Ademar Dias

Partilha este artigo