VOLTA: Gustavo Veloso vence em chegada polémica.

José Gonçalves viu o Colégio de Comissários tirar-lhe a vitória devido a uma trajetória que terá prejudicado Gustavo Veloso. O Camisola Amarela foi declarado vencedor da etapa.

A 6ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta foi desenhada a pensar nos sprinters mas a chegada a Oliveira de Azeméis acabou por estar envolta em polémica. 

José Gonçalves (Caja Rural) foi o primeiro sobre a linha de meta, mas acabou por ser desclassificado pelo Colégio de Comissários, que após avaliar a trajetória do ciclista português considerou que a mesma é ilegal e prejudicou o sprint do adversário mais direto. Ora, Gustavo Veloso foi o segundo a cruzar a meta e fica assim declarado como vencedor da tirada.

Antes, a etapa que teve partida em Ovar viu uma fuga animar a corrida, mas o ritmo forte imposto pela Team Tavira na cabeça do pelotão teve sempre os fugitivos bastante controlados.

O objetivo da formação tavirense era claro: levar o sprinter Manuel Cardoso a discutir o triunfo nesta 6ª etapa em linha da Volta. E Manuel Cardoso ainda sprintou, mas foi José Gonçalves, logo seguido de Gustavo Veloso, o mais rápido.

Depois a polémica, com a desclassificação do ciclista luso da espanhola Caja Rural, caindo a vitória para o líder da W52 – Quinta da Lixa, que assim ainda bonifica mais 10 segundos que lhe permitem alargar a distância para a concorrência na liderança da geral individual.

A tirada desta terça-feira da Volta a Portugal teve partida em Ovar e chegada em Oliveira de Azeméis, num percurso talhado para que a etapa proporcionasse uma chegada discutida ao sprint.

Esta quarta-feira é dia de descanso da Volta. A caravana da “Portuguesa” regressa à estrada na quinta-feira, com os ciclistas a enfrentarem a subida à Torre.

Acompanhe a Volta a Portugal em direto na emissão da Horizonte Algarve.
Acompanhe o Diário da Volta com emissão às 20 horas e repetição às 21 horas e ainda no dia seguinte às 7 horas, 8 horas e 9 horas.
Pedale com a Horizonte Algarve, em 96.9FM e 106.8FM e ainda na emissão online em www.radiohorizonte.com.

Ademar Dias

Segue-nos