VOLTA 5ª Etapa: David Belda vence novamente

Foi uma etapa animada com partida de Alvarenga até ao alto do Monte Córdoba numa distância de 161,3 quilómetros.

Numa primeira fase ficamos a saber que o Banco BIC/Carmim/Tavira abdicou da luta de João Pereira pela classificação da montanha. António Carvalho (LAAlumínios/Antarte) tem a camisola azul cada vez mais garantida.

Ao invés, a aposta na classificação dos pontos pela equipa tavirense é cada vez mais séria. Manuel Cardoso somou pontos e aproximou-se da camisola vermelha, apesar desta ser liderada pelos trepadores David Belda e Gustavo Veloso.

Após Santo Tirso começou a corrida pela vitória na etapa. Houve vários ataques, primeiro Arkaitz Duran, o último representante da fuga do dia, depois os homens que integravam o grupo de favoritos, Joni Brandão, Hernani Broco, António Carvalho, José Gonçalves, e finalmente o ataque decisivo de David Belda.

O espanhol venceu após 4h09m21s, a uma média superior a 38km/h. Depois, a apenas 3 segundos chegaram Delio Fernandez (OFM/Quinta da Lixa), o Camisola Amarela Gustavo Veloso, ainda Joni Brandão (Efapel/Glassdrive) e Luis Leon Sanchez (Caja Rural). A 7 segundos chegou Ricardo Mestre (Efapel/Glassdrive) e Edgar Pinto (LA Alumínios/Antarte), a 9 Rui Sousa (Radio Popular/Boavista), Omar Fraile (Caja Rural) e César Fonte (Radio Popular/Boavista).

Na geral, Gustavo Veloso tem agora 29 segundos de avanço para Luis Leon Sanchez, 30 para Edgar Pinto, 39 para Delio Fernandez e 41 para Ricardo Mestre. 

Quanto aos melhores algarvios, Hernani Broco é o melhor “louletano” na 10ª posição, Amaro Antunes o melhor “tavirense” na 14ª posição.

E nesta terça-feira correm-se 155 quilómetros entre Oliveira do Bairo e Viseu. Uma etapa com final reservado aos sprinters.

Acompanha a 76ª Volta a Portugal em bicicleta na Horizonte Algarve, em 96.9FM e 106.8FM, e também em www.radiohorizonte.com e www.algarvenoticias.com.
Quanto ao Diário da Volta, a primeira emissão está agendada para as 20h00, com repetição no mesmo dia às 21h00 e no dia seguinte às 07h00, 08h00 e 09h00.

Ademar Dias

Segue-nos