Reativação do Banco de Voluntariado de Tavira

Tavira vai reativar o seu Banco de Voluntariado com o intuito de promover a cidadania ativa, proporcionar oportunidades de aprendizagem de caráter não formal, assim como fomentar o sentido de responsabilidade social e cívica.

A ação do Banco de Voluntariado de Tavira (BVT) passa pelo estabelecimento de parcerias com os seus membros, salientando a importância da sua participação individual para o desenvolvimento global da comunidade e pela colaboração com outras entidades nas áreas da saúde, educação, ciência e cultura, defesa do património, economia social, do desenvolvimento social, desporto, ambiente e associativismo.

As ações e os projetos a desenvolver e implementar destinam-se a cidadãos maiores de idade. Não obstante, a comissão coordenadora do BVT pode aceitar, no âmbito da realização de projetos e programas específicos, a participação de menores de idade (a partir dos 13 anos), desde que, devidamente, autorizados por quem detenha o exercício das responsabilidades parentais.

A candidatura a voluntário ou a entidade promotora deverá ser efetuada mediante inscrição, carecendo a sua candidatura de aceitação e admissão.

O BVT proporcionará aos voluntários um módulo de curta duração de formação inicial e projetos regulares ou sazonais (sujeito a formação geral).

Em cada oportunidade de voluntariado participarão os voluntários que manifestem a sua disponibilidade e cujo perfil melhor se adeque aos objetivos e tipo de trabalho a realizar.

 

Ademar Dias

Segue-nos