Portugal é o 18º em Índice Global de Conectividade

Portugal ocupa a 18ª posição de um ranking que avalia os níveis de conectividade em 50 países e aparece descrito como uma região do globo com boa cobertura de banda larga.

Os dados constam do Indice Global de Conectividade realizado pela fabricante de telecomunicações chinesa Huawei, que coloca os Estados Unidos na liderança da tabela, seguidos por Singapura e pela Suécia. Em cada país são avaliados 40 indicadores, que procuram apurar o ritmo da transformação digital de cada país.

A informação relativa a Portugal também destaca que a agenda nacional para a digitalização define como prioridade estimular a economia digital e as TIC por via da internacionalização. E também estabelece como meta o aumento dos débitos disponíveis até 2020.

Outros objetivos da Agenda Digital citados no documento são a intenção de levar metade da população a usar serviços públicos online; aumentar o número de negócios que recorrem ao comércio eletrónico para 50%; e as exportações ligadas às TIC para 20%. Todas as medidas foram definidas como metas a alcançar até 2016.

Na lista, Portugal está na posição seguinte àquela que ocupa Espanha e quatro lugares à frente da posição atribuída a Itália, mas a generalidade dos países da União Europeia estão melhor posicionados.

Um estudo divulgado já este ano colocava Portugal longe dos melhores lugares do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade, embora indicasse que o país ficava ligeiramente acima da média europeia na análise (com 0,53 pontos contra 0,52), tendo subido dois lugares na tabela face à análise do ano anterior.

Este índice é criado a partir da análise de indicadores em seis áreas distintas, que cobrem domínios como a conectividade, capital humano, utilização da internet, integração de tecnologias digitais, digitalização dos serviços públicos, investigação e desenvolvimento.

Portugal destacava-se aí na conectividade pela boa cobertura de banda larga e pela disponibilidade de internet rápida para 91% das residências.

 

Ademar Dias

Segue-nos