No Dia do Ambiente a Algar apela aos EcoEventos

Hoje dia 5 de Junho, Dia do Ambiente, a ALGAR recorda que quando se organizam eventos existem sempre boas opções que se podem tomar por forma a minimizar o impacte ambiental resultante da produção de resíduos nesses locais. Por esse motivo a empresa promove e apoia grandes Festas de Verão, festivais, eventos desportivos, romarias ou outros, através do Programa Ecoevento, auxiliando no destino adequado a dar aos diferentes tipos de resíduos durante e após o evento.

 

O que é o Programa EcoEvento?

Um EcoEvento é uma iniciativa pontual, certificado pela Algar, que se realiza num espaço pré-definido, que tem uma duração limitada e que é um exemplo de adoção de medidas ambientais que promovem os conceitos da sustentabilidade.

Os EcoEventos são apoiados com um serviço, gratuito, de recolha seletiva (embalagens de papel/cartão, plástico/metal e vidro), adaptado à sua dimensão. A empresa oferece formação aos membros da organização e equipas de limpeza, sobre formas de redução da produção dos resíduos e a correta separação das embalagens recicláveis; disponibiliza equipamentos adequados à deposição seletiva (sacos, contentores/ecopontos) e oferece contrapartidas financeiras pelos recicláveis entregues, tudo com o objetivo de promover a separação seletiva.

Os visitantes também são sensibilizados para o tema da separação logo quando é divulgado o evento. Dessa forma pretende-se incentivar para que todos contribuam agindo com consciência ambiental. “O gesto de separar e colocar no ecoponto, já é “Reciclar”!” diz Telma Robim, Presidente da Comissão Executiva da ALGAR.

Poderão concorrer a esta iniciativa todos os organizadores de eventos, nos quais se incluem os municípios, as juntas de freguesia e/ou promotores particulares. Para isso basta que se inscrevam preenchendo um formulário de adesão disponível no site da Algar (www.algar.com.pt).

Neste Verão já estão previstos muitos e variados EcoEventos, nomeadamente: 8 e 9 de Junho “Porches Craft Beee Fest” (Lagoa); 13 a 16 de Junho o “Festival Pé na Terra”(Olhão); 15 de Junho “Black&White Night” (Lagoa); 27 a 30 Junho “Festival MED”; 29 de Agosto a 1 de Setembro “Festival Didgeridoo – FATT”, entre outras inúmeras festas da cidade e provas desportivas como o “Campeonato do Mundo de 420 Vela” (3 a 11 de julho – Loulé) e “Ultra Trilhos Rocha da Pena" (10 a 11 de Agosto – Loulé, que também se juntaram a esta iniciativa.

A Algar tem dado o seu contributo para diversos EcoEventos na região, desde o início deste ano, esse apoio já permitiu a valorização de cerca de 14 toneladas de recicláveis.

 

Ademar Dias

Segue-nos