Festival F regressa com Ornatos Violeta

O Festival F regressa de 5 a 7 de setembro de 2019, após uma 5ª edição em que bateu o record de público, recebendo perto de 50.000 pessoas que, durante três dias, tornaram Faro na capital da música portuguesa, afirmando-o como o último grande festival de verão.

Como primeiro avanço da 6a edição, que uma vez mais trará a Faro um cartaz musical diversificado com alguns dos maiores artistas da música Portuguesa a juntarem-se a outros tantos nomes nacionais em ascensão, o Festival F anuncia a atuação dos Ornatos Violeta, no dia 6 de setembro.

Para comemorarem o 20º aniversário do lançamento de “O Monstro Precisa de Amigos” em 2019, os Ornatos Violeta decidiram brindar o público, de norte a sul do país, com um curto regresso aos concertos, para a interpretação integral da sua obra seminal, em três grandes festivais: o primeiro, em Lisboa, no NOS Alive; o segundo, em Gaia, no MEO Marés Vivas; o terceiro e último, em Faro, no Festival F.

Editado a 22 de novembro de 1999, “O Monstro Precisa de Amigos”, o segundo e último álbum de originais dos Ornatos Violeta, superou as expectativas criadas pelo disco de estreia, “Cão!”, e confirmou o talento de Manel Cruz (voz), Nuno Prata (baixo), Peixe (guitarra), Kinörm (bateria) e Elísio Donas (teclados) na composição de canções intemporais que, ano após ano, continuam a ser descobertas, recuperadas ou interpretadas pelas gerações mais novas. É o caso de "Capitão Romance” — que conta com o convidado especial Gordon Gano, dos Violent Femmes, uma das maiores referências dos Ornatos Violeta, a cantar em português —, ”Chaga", "Dia Mau" ou "Ouvi Dizer” — com a participação especial e inolvidável de Vítor Espadinha —, verdadeiros tesouros do cancioneiro nacional.

Os bilhetes para o Festival F ficarão brevemente disponíveis, bem como mais informação e novidades relativas à 6ª edição do último grande festival de verão.

 

Ademar Dias

Segue-nos