Fatacil nasceu a 21 de Junho de 1980

Em 21 de Junho de 1980 nascia a 1ª Feira Regional de Lagoa, evento que foi batizado em 1981 com o nome de Fatacil – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, designação que tem mantido desde então aquela que é considerada a mais importante feira generalista de atividades económicas do Sul de Portugal.

Para assinalar esta incontornável data da memória coletiva da Fatacil, a organização vai oferecer duas entradas gratuitas a cada um dos visitantes nascidos a 21 de Junho de 1980, ao longo dos 10 dias de duração da 40ª Fatacil.

Ontem, a 1ª Feira Regional de Lagoa, realizada no Parque de Jogos Capitão Josino da Costa, integrou 11 expositores locais e recebeu 1.500 visitantes. Hoje, na 40ª Fatacil vão estar presentes mais de 700 expositores e cerca de 190.000 visitantes.

Cerca de vinte mil expositores e mais de quatro milhões de visitantes passaram pela Fatacil desde 21 de Junho de 1980.

Escreveu alguém que “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

Aqueles que passaram pela Fatacil, expositores, visitantes, colaboradores, organizadores, artistas, também não vão sós: algo da memória viva da feira vai com eles, desde os saberes e sabores de muitas regiões de Portugal que se encontram nos seus setores de exposição, até aos momentos inesquecíveis dos seus espetáculos. Também não deixam a feira a sós: fica a empatia das lembranças gratas, a vibração emotiva de cada um no espírito coletivo da Fatacil, que faz da feira um lugar de culto e visita obrigatória: para os seus milhares de “fiéis” ir ao Algarve e não visitar a Fatacil, é como ir a Roma e não ver o Papa!

 

Ademar Dias

Segue-nos